Itagi – Vereador solicita Programa Glaucoma Itinerante para população carente



O Presidente da Câmara de Vereadores de Itagi, Renan Miranda(PT), em requerimento apresentado na ultima sessão do dia 03 de abril e aprovado no plenário da Casa, solicitou ao Executivo Municipal que encaminhasse o pleito ao Governo da Bahia e que, assim, credenciasse o município junto ao Hospital de Olhos de Feira de Santana, entidade conveniada ao SUS e executora do Programa Glaucoma Itinerante, para que os munícipes pudessem contar com assistência e prevenção do glaucoma. Um doença silenciosa que, aos poucos, leva a cegueira

Em entrevista ao RTV Brasil, o vereador enfatiza que este programa vem revolucionando o Programa de saúde dos olhos no estado da Bahia. “Diante das dificuldades de agendamento de consultas, a solução de maior viabilidade e maior abrangência para o município será a parceria e credenciamento junto ao Hospital de Olhos. Assim teremos a assistência in loco e a nossa comunidade terá a possibilidade de ser atendida dentro do nosso município, visto que muitas dessas pessoas que carecem do atendimento, não têm condições financeiras de arcar com despesas de deslocamento, ou com consultas particulares. Este é um tratamento caro para nossa comunidade que é muito carente” Comentou o vereador.

O projeto avalia também diabéticos, atende pessoas a partir dos 40 anos e oferece o tratamento e os medicamentos necessários para a conter o avanço da doença.

Conforme as diretrizes do programa, após a avaliação, o paciente vai receber colírio gratuito e outros atendimentos necessários como cirurgia e acompanhamento periódico de revisão avaliação do diagnóstico.

Segundo uma oftalmologista consultada pela equipe de reportagem do RTV Brasil, o tratamento tem duas etapas. “Primeiramente o diagnóstico, devido à característica silenciosa do glaucoma, e em seguida o tratamento a base de colírio. Contudo, em alguns casos podem ser necessário uma intervenção cirúrgica à laser”.

redação: RTV Brasil





Postar um comentário

0 Comentários